terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Milhões que o Estado recusa cobrar

No sector automóvel, em Portugal, ninguém sabe o chão que pisa. Desde as várias marcas que têm cá linhas de montagem, fábricas de componentes e acessórios, comerciantes do ramo e até o elo final, o consumidor.
As nossas autoridades de trânsito, baseadas nas directivas dos governos, têm perseguido aqueles que fazem movimentar a economia no sector: os apaixonados pelo “tuning”. Que mal fará instalar certos acessórios que tornam as viaturas muito mais seguras, mais bonitas e, em certos casos, menos poluentes? Não podem empregar uns quantos engenheiros que trabalhem? Inspeccionavam as viaturas e diminuíam a percentagem de novos formados no desemprego. E, por acaso, até não são eles, na esmagadora maioria, os que atropelam a lei pondo em perigo a sua e a vida dos outros em corridas descontroladas.
Senhor ministro das finanças, quer equilibrar as contas? Ora, tome lá atenção!
Eu próprio, adquiri uma viatura na década de noventa do século passado, viatura que me fez ter “aquela sensação”. Veículo japonês de 1976 a imitar os “Mustang” americanos do fim da década de sessenta. Motor (1.6 com 2 carburadores duplos) impecável, nem um pingo de óleo mas, estado geral de “pré- galinheiro”. Palha, já tinha. Custou-me duzentos e cinquenta contos (raridade) e gastei três mil e quinhentos contos para o pôr como está hoje. Queria introduzir-lhe uns melhoramentos (agora que fomos contagiados pelos programas de televisão), especialmente um motor menos poluente, mas… olhando às caquéticas leis que temos, não vale a pena. Depois, não o conseguiria legalizar. Para alindar uma viatura, o Estado “comeria” sempre à nossa mesa. IVA dos componentes, IVA das oficinas bem como IRS dos mecânicos e IRC das firmas intervenientes. E, movimentação deste sector já para não falar dos impostos sobre a própria viatura. Assim, parecemos todos uns condenados a caminhar para a forca.
Mas… Já sei! Estava a esquecer-me de uma coisa muito importante neste país. Alô… Alô! Filhos de senhores Ministros e de Secretários de Estado, não há nenhum que goste do “tuning”? Uma cunha do papá e Portugal dava um saltinho em frente. Então, não há nenhum? Têm todos um Porsche ou um Ferrari? Olhem que os Aston-Martin estão na “berra”. Má q’jêtos?

1 comentário:

  1. Pois,pois como o cruzamento em frente ao recinto onde se realiza a Fatacil em Lagoa. Quantas pessoas perderam lá a vida? Quantos ficaram deficientes? Quantos pedidos houveram para lá serem colocados semáforos? Mas...aqui há uns anos a filha de um senhor vereador teve lá um grave acidente, e... espanten-se ó gentes, na semana a seguir estavam a ser montados os tão pedidos e desejados semáforos.Pois é, eles estão lá para cuidar deles e dos deles. Desengane-se quem pensa que os políticos vão para os cargos pensando no povo. Isso já não funciona, nem nos pensamentos mais utópicos.

    ResponderEliminar