sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A Câmara de antigamente

O meu avô paterno foi um dia convidado para vereador da Câmara em representação da freguesia de St.ª Bárbara de Nexe. Quando, na companhia dos meus pais visitava os avós, lembro-me de o ver com a secretária "atulhada" de papelada. Mas, ao chegar à Câmara, fizeram-lhe o favor de pedir dinheiro para pagamento dos vencimentos dos funcionários nesse mês pois não havia dinheiro em caixa (faz lembrar os tempos que correm). Como não possuía essa quantia, teve de endividar-se com um parente. Lutou, escreveu, debateu anos e anos infindáveis e, finalmente, a Câmara concedeu em levar a energia eléctrica para Bordeira onde, note-se, já haviam bastantes industrias e comércios a depender de
geradores. Após o 25 de Abril, de nunca ter faltado nem que fosse uma sopa aos pobres
que batiam à porta, inclusive a António Aleixo que lhe dedicou um poema (não editado e recordação de família), chamaram-lhe fascista e estava na lista de abate (a revolução não fez correr sangue?). Má q'jêtos?

2 comentários:

  1. A tua prima assina por baixo...Se me é permitido o nosso avô foi do tempo em que os vereadores pagavam do seu bolso todas as deslocações, refeições etc.etc.e mais informo que foi ele que lutou pelo alcatroamento das estradas da freguesia de Stª Bàrbara,bem como a introdução do telefone etc.etc.

    ResponderEliminar
  2. Na sequência do primeiro comentário fazendo justiça ao homem honesto, integro e generoso que foi o avô e mais ainda como vereador da CMF, acrescento que muitas foram as vezes que a caiação das escolas primárias da freguesia foram ás custa dele bem como toda a envolvente da igreja de Stª Bárbara (rossio), ele é do tempo em que se "doavam terrenos",a capela de Bordeira foi edificada graças á doação do terreno por ele efectuada tantas e tantas vezes foi ele tambem e já mais tarde o meu pai o "táxi gratuito de doentes de Bordeira para o hospital ou médico".Nunca em casa se falou de politica mas sim nos valores humanos se houve quem fez obra em prole da comunidade com prejúizo do próprio bolso foi ele, que diferença dos tempos de hoje...no pós 25 de Abril " os intitulados democratas" ainda levantaram a voz:"vamos lá acima matar o velho".

    ResponderEliminar