quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Natureza

Temos no nosso país várias organizações que defendem a protecção do ambiente, da fauna, da flora, etc. mas, e em particular no nosso Algarve, não temos quem defenda as populações atingidas pelas leis que “protegem” tudo à sua volta: Costa Vicentina, Rede Agrícola Nacional, Rede Natura e outras. Defender a variedade, de acordo. E os que vivem nesses locais? E as limitações que, para defesa do futuro, devem ser impostas à própria Natureza?
Antigamente, as vastas extensões hoje quase desertas, como por exemplo, nos concelhos de Alcoutim e Aljezur, eram salpicadas por montes e, quem neles vivia, “domesticava” a Natureza: arranjava caminhos, limpava mato, compunha valados, podava as árvores, esforçava-se por produzir quase tudo aquilo de que necessitava para o seu sustento, comercializando os excedentes e, finalmente, tornavam as paisagens campestres lindas. Hoje em dia, quando não está tudo queimado, está abandonado ou “assassinado” pelos eucaliptos. No entanto, apesar de serem detentores de vastas áreas, a estes “deserdados da sorte”, quando os filhos cresceram e quiseram formar família, tiveram que vir para o litoral ou seguir outros caminhos porque, deixarem que construíssem uma casa ou ampliassem a que tinham, diziam-lhes: _Nem pensar!
Tinha que se proteger a Natureza. E, é curioso, não tenho visto os “ecologistas radicais” a roçar mato ou a tapar buracos nos caminhos por onde fazem os seus “raids” de fim de semana nos seus dispendiosos todo-o-terreno que poluem “bués”(e partem tudo por onde passam). Uma troca ? Só três meses, “ecologistas” nas habitações isoladas na serra e camponeses nas casas dos citadinos com fácil acesso a médicos, cinema, teatro, advogados, comércio, etc. etc.etc.. Quem se fartaria primeiro? Porque não dão oportunidades ás pessoas simples que estas voltam a dar o seu trabalho para manutenção da Natureza? Má q’jêtos?

1 comentário:

  1. Mas então e se os agricultores voltassem ás suas terras e alindassem o nosso Portugal e neste caso o nosso ALLGARVE, como é que os espanhóis vendiam cá as suas laranjas, os seus morangos, as suas azeitonas, ( mas vocês pensam que o azeite português é feito com azeitonas portuguesas?????),as suas maçãs,os seus cereais, as suas nêsperas, as suas...

    ResponderEliminar